PT / EN

THE BEST OF MEAT (performance/instalação, 2017)






   Todos os anos o artista Angolano Pedro Pires organiza um dia aberto onde artistas, galeristas, coleccionadores e colaboradores se juntam no seu atelier/oficina. Este ano fomos convidados a contribuir uma performance para o evento.


   Para THE BEST OF MEAT gravámos várias estações e perspectivas do Metro de Lisboa de modo a montar uma narrativa que simulasse um trajecto de Metro com destino à Abrunheira (localidade perto de Sintra com baixa densidade populacional, acesso complicado e onde se situa o estúdio em questão).


   A reproduzir o som desta narrativa montámos um vagão de altifalantes, móvel sobre uma linha de carris construída com dispositivos luminosos sensíveis ao som estendendo-se do exterior para o interior do espaço. Acto contínuo materializámos uma carruagem de Metro também sobre a linha, dispondo para tal quatro postes em rectângulo e encaminhando o público para dentro da carruagem recém-criada.


   Seguiu-se uma viagem de Metro com destino à Abrunheira, durante alguns minutos e em hora de ponta, com luzes e som providenciando contexto. Complementámos a experiência balançando os postes da carruagem e lançando com um megafone extractos da familiar voz feminina que mantém os passageiros do Metro informados durante as viagens.


   Chegados ao destino a estação terminal foi anunciada, os passageiros saíram da carruagem, foram servidos acepipes e beberete, e o Metro seguiu o seu caminho.