PT / EN

FOREST OF FRIENDS (instalação, 2016)







   O Eaux Claires Music & Arts Festival (Wisconsin, EUA) é um festival criado e curado por Justin Vernon, artista galardoado com dois Grammys e conhecido como Bon Iver. Para 2016 foi-nos comissionada a instalação FOREST OF FRIENDS visando a ligação do terreno do festival com o rio circundante.


   Posicionada em local privilegiado por detrás do icónico letreiro do festival com vista para o rio Chippewa, FOREST OF FRIENDS compreendeu a construção de 40 árvores sintéticas com 2 estruturas-nuvem montadas em cada, totalizando 450 pontos de luz sensíveis ao som que viriam a actuar como equalizador gráfico para os altíssimos níveis de pressão sonora produzida pelos conjuntos de altifalantes do festival. No pano de fundo das actuações musicais, a instalação transduziu visualmente artistas de renome como Erykah Badu, James Blake e claro, Bon Iver, que finalmente apresentava o seu longamente aguardado terceiro álbum de estúdio.


   Sempre que a música estava parada, cada árvore reagia individualmente aos sons e toque da gente próxima, com todo o tipo de texturas luminosas a serem tecidas por pessoas a cantar, gritar e correr na floresta. Os processos desenvolvidos durante a montagem (por exemplo, a activação diária por volta das 20:00 de todos os 450 dispositivos um por um) terão também assumido um carácter inesperadamente performativo, com o público a juntar-se espontaneamente para testemunhar o trabalho dos estranhos silvicultores. A dado ponto, um casal estava de joelho no chão contemplando amor futuro. Comovente e irrepetível, a floresta de amigos tornou-se real.